Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as contribuições que o jogo temático de papéis sociais traz no desenvolvimento psicológico de crianças em idade pré-escolar. As reflexões fundamentam-se na abordagem histórico-cultural e na teoria da atividade. Como resultado, as contribuições geradas pelo jogo temático de papéis sociais no desenvolvimento infantil são reconhecidas em termos de auto-regulação emocional do comportamento, atividade comunicativa exibida, atividade reflexiva e função simbólica. Conclui-se que o papel do adulto como pesquisador é reflexivo durante o planejamento e execução da atividade lúdica, o que permite propor diversas ações didáticas inovadoras que promovam o desenvolvimento infantil.
La Revista Latinoamericana de Estudios Educativos es una publicación cuatrimestral de acceso abierto, siempre que se cite la fuente original y se reconozca al titular de los derechos patrimoniales, de los cuales la Universidad Iberoamericana es depositaria por un plazo perentorio de seis años a partir de la fecha de su publicación, salvo cancelación de dicha relación por los autores. Se prohíbe alterar los contenidos de los trabajos aparecidos en la Revista. Se prohíbe su reproducción con fines de comercialización. Esto está de acuerdo con la definición de la Iniciativa de libre acceso de Budapest, con la Declaración de San Francisco sobre Evaluación de la Investigación (BOAI y DORA, respectivamente, por sus siglas en inglés) y con la licencia Creative Commons atribución no comercial, compartir igual.