Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de ensino para a educação para a justiça social, que consiste em cinco espaços de formação em sala de aula para universitários trabalhados a partir do referencial do ICAP. Analisa uma variedade de fatores envolvidos na motivação e interesse de alunos pertencentes a grupos privilegiados para realizar ações de compromisso social. São discutidos termos como justiça social, consciência crítica, identidade social, privilégio, equidade em oposição à igualdade, interseccionalidade, aliados da justiça social, resistência ao compromisso que comumente ocorre, dissonância cognitiva e sua utilidade no processo e processos de aprendizagem, que envolvem esses alunos para alcançar um compromisso social genuíno; tudo à luz da proposta de análise interseccional pessoal e seu impacto como catalisador de agentes de mudança social. Este recurso pedagógico tem como finalidade que o professor consiga acompanhar os alunos neste processo dinâmico de ser e fazer pelos outros.
La Revista Latinoamericana de Estudios Educativos es una publicación cuatrimestral de acceso abierto, siempre que se cite la fuente original y se reconozca al titular de los derechos patrimoniales, de los cuales la Universidad Iberoamericana es depositaria por un plazo perentorio de seis años a partir de la fecha de su publicación, salvo cancelación de dicha relación por los autores. Se prohíbe alterar los contenidos de los trabajos aparecidos en la Revista. Se prohíbe su reproducción con fines de comercialización. Esto está de acuerdo con la definición de la Iniciativa de libre acceso de Budapest, con la Declaración de San Francisco sobre Evaluación de la Investigación (BOAI y DORA, respectivamente, por sus siglas en inglés) y con la licencia Creative Commons atribución no comercial, compartir igual.